Com o objetivo de promover orientações práticas para que as mulheres estejam mais seguras em seu dia a dia, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) lançou, na manhã desta sexta-feira (07), a Cartilha Segurança para Elas. O material, baseado na Cartilha Segurança Feminina, da Polícia Militar do Paraná, reúne dicas acessíveis e eficazes para diferentes situações da vida cotidiana, desde medidas preventivas em casa e no trabalho até orientações sobre segurança digital e proteção contra golpes.
Além de linguagem acessível, a cartilha apresenta ilustrações que permitem uma compreensão mais direta acerca de situações cotidianas, demonstrando como atitudes simples podem evitar cenários oportunos para a ocorrência de crimes contra as mulheres.
Com esta iniciativa, o Judiciário do Piauí busca fomentar uma cultura de prevenção, na qual a participação coletiva resulte em uma sociedade mais segura, igualitária e com melhor qualidade de vida para todos e todas.
“No Tribunal de Justiça do Piauí, temos um compromisso inabalável com a proteção e a dignidade das mulheres. A segurança feminina não é apenas uma pauta de justiça, mas uma necessidade social que exige atenção, medidas concretas e o envolvimento de toda a sociedade”, afirmou o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira.
Membra do Comitê de Segurança Institucional do TJPI (CSI-TJPI), a tenente coronel Mirian Gomes explicou que a adoção de medidas preventivas simples reduz as oportunidades para a ação criminosa: “Quando aliadas às iniciativas implementadas pelo Tribunal de Justiça do Piauí e aos esforços dos órgãos de segurança, essas ações tornam-se ainda mais eficazes. Dessa forma, este material não apenas informa, como também capacita as mulheres a se tornarem protagonistas de sua própria segurança”, apontou.
Acesse a íntegra da Cartilha aqui
Fonte: TJPI