A Justiça determinou que o Estado forneça em até 15 dias um medicamento essencial para o tratamento de criança com neuroblastoma (um tipo de câncer) em estágio avançado.
Segundo o juiz responsável, o atraso na entrega pode comprometer a eficácia do tratamento e reduzir as chances de sobrevivência da paciente.
A mãe da criança explicou que a filha já passou por um transplante de medula óssea e agora está na fase final do tratamento.
A equipe médica solicitou o uso do medicamento Qarziba (Betadinutuximabe) para evitar a progressão da doença e preservar a vida da paciente.
Estudos apresentados pelo hospital indicam que o medicamento aumenta significativamente a sobrevida dos pacientes.
No entanto, devido ao alto custo, superior a R$ 1 milhão, a família não consegue arcar com a compra do remédio.
A decisão do juiz se baseou em pareceres médicos e na legislação que garante o direito à saúde, especialmente em casos de tratamento de doenças graves como o câncer.
Ele também explicou que para garantir agilidade, o fornecimento será de responsabilidade do Estado, que depois poderá solicitar reembolso à União.
Caso o prazo de 15 dias não seja cumprido, o valor necessário poderá ser bloqueado para a compra do medicamento.
Além disso, para a continuidade do fornecimento, a cada três meses deverão ser apresentados relatórios médicos atualizados.
Gostou desta notícia?
Deixe seu comentário!
– Processo: 0801215-54.2025.4.05.8300.
Quer saber mais?
Acesse o CANAL SGP e fique sempre por dentro das principais novidades do universo do Direito Público.
#trend #neuroblastoma #qarziba #direitoconsitucional #direitoasaude #sgp #fornecimentodemedicamento