TCU lança plataforma que vai permitir participação ativa da sociedade

Novo portal foi lançado nesta quarta-feira (23/4) para aproximar ainda mais o controle externo da sociedade

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou, nesta quarta-feira (23/4), a Plataforma do Cidadão. A iniciativa representa importante passo para aproximar o controle externo da sociedade. O novo portal permite que qualquer pessoa participe ativamente da definição de prioridades na fiscalização dos recursos públicos. A partir de hoje, os cidadãos podem acessar o site e votar em temas que consideram mais relevantes e urgentes para serem fiscalizados pelo TCU.

Por meio de interface intuitiva, é possível navegar pelos assuntos de interesse, como “saúde”, “trabalho”, “meio ambiente” ou “inclusão digital”, por exemplo. Além de enviar comentários, as pessoas podem votar nos temas que consideram mais importantes, ajudando a direcionar o foco das auditorias. O portal também traz canal direto com a Ouvidoria do TCU, onde é possível enviar sugestões adicionais.

A novidade reflete o compromisso do TCU com a transparência e a participação social, prioridades da gestão 2025-2026. Para o presidente do Tribunal, ministro Vital do Rêgo, o objetivo é alinhar a atuação da Corte de Contas com as reais necessidades da sociedade. “Com a plataforma, vamos tornar a gestão pública mais eficiente e direcionada às áreas que impactam diretamente a vida dos brasileiros. É uma oportunidade para que a população tenha voz ativa e contribua para um país mais eficiente e justo”, afirma.

Para participar, basta acessar a plataforma pelo Portal do TCU ou diretamente pelo endereço cidadao.tcu.gov.br. O login é feito utilizando a conta gov.br, o que garante segurança e praticidade. Além de indicar prioridades, os usuários podem se cadastrar para receber atualizações sobre auditorias e consultas em andamento.

A iniciativa é inspirada no trabalho da Corte de Contas francesa, que já tem experiência positiva com a participação direta dos cidadãos na sugestão de temas para o controle.

O que você pode fazer na Plataforma do Cidadão?

  • Sugerir temas para serem fiscalizados em áreas como Saúde, Educação e Trabalho.
  • Dar opinião sobre cada ação pelo botão “comentários”.
  • Demonstrar seu apoio ao clicar em “curtir”.
  • Acompanhar o andamento do trabalho ao ativar o “sininho”.
  • Falar direto com a Ouvidoria do TCU.
botao.png

_____________________________________________

Fonte: TCU

Compartilhe!

Melhore sua Capacidade de Gestão: Descubra as Soluções da SGP!

Está em busca de melhorias na gestão? Descubra como a SGP pode ajudar. Entre em contato para saber mais!

sgp soluções em gestão pública

Entre em contato com a gente!

Estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco para obter mais informações, esclarecer dúvidas ou discutir suas necessidades!