Entenda as diferenças entre gestão corporativa e governança corporativa e como elas são responsáveis pelo gerenciamento de uma empresa!
A gestão corporativa e a governança corporativa são fundamentais para o funcionamento de uma empresa.
Ambas estão diretamente conectadas com a reputação interna da organização e perante terceiros.
De modo geral, a gestão corporativa é o processo contínuo de tomada de decisões, como a aquisição de um imóvel para implementação de uma nova sede, além de outras escolhas operacionais rotineiras em uma empresa.
Essa autoridade está geralmente centralizada no CEO (diretor executivo) e CFO (diretor financeiro) da empresa.
Por outro lado, a governança corporativa trata-se do planejamento de programas de integridade que buscam garantir a conformidade da empresa com base em normas estabelecidas.
Ademais, os responsáveis também ficam incumbidos de promover práticas de transparência, responsabilidade, equidade e prestação de contas nos negócios.
A governança também se concentra em alinhar a empresa com as expectativas dos investidores e da sociedade, envolvendo a definição de políticas e procedimentos para garantir uma gestão eficaz e ética da empresa.
Gostou deste conteúdo?
Siga para mais dicas e informações!
Acesse o CANAL SGP e fique sempre por dentro das principais novidades do universo do Direito Público.
#sgp #direitoempresarial #gestaocorporativa #governancacorporativa #protocolodegestaoegovernanca